A DESDITA E O PRIVILÉGIO DE VIVER UM ANO HISTÓRICO E DIFERENTE

Como reagimos à crise? Em março, quando de repente tudo parou, ficámos pasmos, a ver o chão a fugir-nos debaixo dos pés. Estava a acontecer o mesmo em todo o lado e ainda não fazíamos ideia do que estava para vir. Esperava-se voltar a uma certa normalidade em maio, imaginem.

Todos os nossos cursos eram presenciais. Mas numa semana aconteceu o impensável. Com a equipa toda em teletrabalho, todos os cursos que estavam em regime presencial passaram a online. Com alunos desconfiados do novo método, garantimos a compensação presencial quando fosse possível novamente, ainda na esperança de tudo se resolver em 2 a 3 meses.

Com essa experiência e as novas competências adquiridas, lançámos os primeiros Starters (Introdução à PNL) totalmente online em direto. As edições esgotaram sistematicamente. Só depois de alguns meses e muitas horas dedicadas às cuidadas e precisas adaptações para manter a qualidade da experiência dos alunos, é que lançámos a primeira certificação Practitioner InPNL totalmente online e ao vivo. Mais uma vez a edição esgotou. Agora já está a decorrer o segundo nível – Master Practitioner, também online em direto.

Em setembro, voltámos também aos cursos presenciais em Lisboa, no Porto e nos Açores, com grupos reduzidos e todas as medidas de prevenção.

Adaptação e resposta
Tudo mudou: a comunicação, o marketing, a organização e acompanhamento dos cursos, os recursos tecnológicos, os horários e os locais de trabalho. Algumas salas da sede transformaram-se em estúdios de gravação. A única coisa que não mudou foi a equipa. Mantivemo-nos todos unidos, e eu não poderia estar mais grata pela incrível flexibilidade, espírito colaborativo e dedicação deste grupo maravilhoso. Juntos, aprendemos e crescemos muito.

Mesmo sem as costumeiras comemorações presenciais, o espírito de Natal, no sentido de manifestação do cuidado, do respeito e do amor entre nós, está presente.

Em 2020 tivemos a desdita e o privilégio de viver um ano histórico e diferente. Tivemos a desdita de enfrentar o desconforto, dificuldades e perdas. E tivemos o privilégio de viver e testemunhar o impossível tornar-se possível. Sairemos disto mais fortes, ainda mais decididos a dar o nosso contributo para fazer deste mundo um lugar em que todos queiramos viver. Sairemos deste ano com a confiança reforçada, porque descobrimos o quão forte é o nosso barco e o quão eficazes são as nossas âncoras, alicerçadas em milhares de sorrisos.

Chegou o momento de embarcar num novo ano, deixando para trás o que deve ficar e levando apenas o alargamento de consciência e todas as aprendizagens.

Muitas novidades e surpresas estão guardadas para 2021, tanto no InPNL como no InBodyLanguage.

Bem-haja, equipa, alunos, amigos e clientes. Continuemos a navegar.

Texto de Luzia Wittmann, diretora do InPNL