Qual é a importância dos Sistemas de Representação numa negociação?

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO NUMA NEGOCIAÇÃO?

Negociar é um processo que de um ponto de vista racional, emocional e comunicacional visa obter um acordo tendo em conta o melhor resultado possível para ambas as partes.

É um processo, não uma competência.

É um processo onde a criação de empatia, o levantamento de necessidades, a preparação da apresentação de algo e sua argumentação fazem parte. E em cada uma destas fases a forma como o fazemos e a forma como comunicamos é importante para o resultado final.

Daí a importância dada aos sistemas de representação que são os diversos estilos de comunicação através dos quais cada um de nós se exprime, pensa e organiza as ideias. Todos nós usamos os 3 sistemas de representação existentes: o visual, o Auditivo e o cinestésico; no entanto aquele que utilizamos mais (o dominante) irá influenciar a nossa comunicação.

O que deve fazer para melhorar a sua comunicação numa negociação?

  1. Conhecer qual o sistema de representação dominante com que comunica e qual o do seu interlocutor.

Numa negociação conseguirmos passar a nossa mensagem de uma forma eficaz é fundamental, daí ser muito importante falar na mesma frequência do nosso interlocutor.

De que forma o outro comunica?
Esteja atento às palavras que ele usa para exprimir o seu pensamento, ao seu tom de voz e à postura corporal que adota.

Qual o meu sistema de representação dominante?
Faça o teste do sistema de representação dominante que lhe disponibilizamos gratuitamente.

  1. Desenvolver os outros sistemas de representação em si próprio.

Quanto mais soluções linguísticas (verbais e não verbais) tiver em cada um dos sistemas de representação, maior a sua capacidade de comunicação. Mais eficaz será!

  1. Adaptar a sua linguagem a cada um dos casos.

Ao adaptar a sua linguagem ao sistema de representação do seu interlocutor, irá aumentar a  sua empatia. E quanto mais aumentar a sua empatia, mais fácil será para ele entender o que lhe quer transmitir.

O resultado da comunicação é a resposta que se obtém!