Os 3 Principais benefícios da PNL para a Prática do Coaching Profissional

OS 3 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA PNL PARA A PRÁTICA DO CHOACHING PROFISSIONAL

Enraizado na Psicologia Humanista, o Coaching despontou na década de 1970, associado essencialmente ao desporto de alta competição. Alguns anos mais tarde Thomas Leonard formalizou o conceito de Life Coaching e fundou a ICF – International Coach Federation. Posteriormente, a metodologia empresarial desenvolvida por John Whitmore estimulou o surgimento do Executive Coaching.

Alicerçado em 11 competências centrais, o Coaching é um processo que promove a autonomia do indivíduoface aos desafios que surgem ao longo da sua vida.Não se foca na resolução de problemas do passado mas na optimização dos recursos do presente e na projecção de um futuro positivo e sustentado. Para este efeito, requer um cliente saudável e equilibrado, preparado para se envolver em todas as etapas do processo: focalização, consciencialização, responsabilização e acção.

De modo a estimular o crescimento dos seus clientes, o Coach pode complementar a sua formação com outras disciplinas, merecendo a Programação Neurolinguística (PNL) um destaque muito especial. Centrado no estudo da excelência humana, o modelo da PNL possui três vantagens para a prática do Coaching Profissional.

Em primeiro lugar, pode auxiliar as pessoas a alcançarem um compromisso saudável com o seu passado. As vicissitudes da vida por vezes criam bloqueios no passado que dificultam um posicionamento saudável perante o presente e o futuro. A PNL possui um conjunto de técnicas que actuam cirurgicamente na raiz do problema e geram uma nova representação emocional das experiências subjectivas. Com os seus recursos desbloqueados, o cliente adquire o equilíbrio necessário para o envolvimento pleno num processo de Coaching.

Em segundo lugar, a PNL pode ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento pessoal do próprio Coach, de modo a este ser um instrumento ainda mais alinhado ao serviço do outro. O uso de estratégias específicas facilita que o Coach atinja o estado emocional adequado antes e durante as sessões.

Em terceiro lugar, a PNL possui um conjunto de metodologias que o Coach pode utilizar ao longo das sessões para potenciar o seu sucesso. Por um lado, permite aprofundar o processo de rapport e a relação de confiança com o cliente. Por outro, desenvolve a acuidade sensorial e a observação subtil de informação verbal e não-verbal emitida pelo próprio cliente. Por fim, facilita a co-descoberta com o cliente dos elementos centrais que estão na raiz do seu objetivo.

Em suma, a PNL é um complemento importante para a prática do Coaching pois restitui o equilíbrio emocional dos clientes, estimula o desenvolvimento pessoal do próprio Coach e disponibiliza um conjunto de ferramentas que este pode utilizar durante as suas sessões.

2018-11-28T09:30:42+00:00

About the Author:

Tomás Baêna
Trainer em Programação Neurolinguística reconhecido pela IA-NLP – International Association for NLP e pelo InPNL – Instituto Internacional de Programação Neurolinguística. Diretor do InBL – International Institute of Body Language, Vice-Presidente do Scientific & Educational Board da ISPC – International School of Professional Coaching e Membro Didata da Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Experimental. Psicólogo Clínico pós-graduado pela Manchester Metropolitan University e Membro Fundador da Poiesis – Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família.