Levanta-se a cortina e a cena começa. – Qual é o seu papel no palco da vida?

LEVANTA-SE A CORTINA E A CENA COMEÇA – QUAL É O SEU PAPEL NO PALCO DA VIDA?

Desde o nascimento, a peça de teatro desenrola-se e são inúmeros os papéis que preenchem a minha vida, uns, tenho a oportunidade de os desenrolar na perfeição, outros nem os consigo desenvolver, mas a cena continua e eu tenho que rapidamente encontrar o meu papel neste palco da vida.

– Ai, papel?! Que papel é este? Afinal quem sou eu?

Dentro desta peça de teatro real, onde eu influencio os outros actores e eles me influenciam a mim, numa dinâmica constante de interacção, onde me coloco à margem por não saber qual é o meu papel.

– Coloco-me à margem ou será que fui empurrado?

– Afinal qual é o meu papel neste teatro? Que vazio que sinto! Para onde foi a minha confiança? Alegria volta! Onde estás tu?

Afinal quais são os papéis, as partes do meu Eu, que preenchem a minha identidade e me permitem viver este teatro antes que a cortina se feche e a cena termine sem aplausos.

Vou arriscar e viver corajosamente a personagem que me foi destinada, enfrentando os aspectos sobre mim que me confundem e ainda enfrentando os aspectos que não conheço, porque só eu o conseguirei faze-lo.

Tal como todos nós, num ou noutro momento da nossa vida, você já levantou questões como estas. A diferença está entre arriscar em procurar respostas e deixar-se ficar à margem da sua real personagem, estando unicamente como espectador.

Com o grupo de Psicodrama com PNL pretendemos criar-lhe a possibilidade de desenvolver papéis saudáveis, utilizamos para isso técnicas Psicodramáticas e da Programação Neurolinguística, de forma a provocar rapidamente alterações comportamentais profundas. Assim, cada participante do grupo terapêutico de Psicodrama poderá encontrar e viver todo o seu Potencial.

Segundo Moreno, pai do Psicodrama, se o trauma é criado num contexto social, durante a interacção com os elementos que nos envolvem, deverá ser resolvido também num contexto grupal, sendo o contexto da terapia de grupo um meio facilitador para o surgimento do insight e alterações comportamentais.

2018-11-28T09:39:36+00:00

About the Author:

Joana Araújo Lopes
Coach e Trainer em Programação Neurolinguística, certificação reconhecida pela IA-NLP – International Association of NLP e pelo InPNL – Instituto Internacional de Programação Neurolinguística. Diretora de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama e terapeuta de EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) pela Associação Portuguesa de EMDR Portugal. Licenciada em Psicologia e Pós-Graduada em Consulta Psicológica, com experiência tanto em contexto de formação como de terapia individual e de grupo.